top of page
bh-01.png

UROLOGIA

A Urologia é a sub especialidade cirúrgica da medicina responsável por manejar clinicamente e cirurgicamente doenças do sistema urinário (rins, ureteres, bexiga, uretra, próstata) e glândula suprarrenal de homens e mulheres e o sistema reprodutor masculino (pênis, testículos, bolsa escrotal).  


A formação do Médico Urologista inicia-se após ao término de 6 anos na graduação Medicina, com a realização da primeira residência médica: Cirurgia Geral. Essa especialidade, com duração de no mínimo 2 anos, é pré-requisito para realização da prova/residência de Urologia. Por fim, após 3 anos de especialização e dedicação exclusiva para residência de Urologista, o médico é formado como urologista.

07 - O amor está no cuidado-01.png
C-01.png
Cirurgias
bh-01.png

CIRURGIAS

Endourologia


A Endourologia é realizada através de pequenas câmeras e instrumentos  extremamente finos que são introduzidos no interior do trato urinário, através de orifícios naturais,  realizada através da uretra até os rins. As principais doenças tratadas por meio dessa técnica são os cálculos urinários (litíase), doenças benignas de próstata/uretra (ex: hiperplasia prostática benigna) e tumores urológicos (bexiga, ureter, rins). É subdividida conforme localização e aparelho especial utilizado: 

- Uretrotomia interna: trata-se de tratamento de doenças da uretra (canal de saída da urina), onde o procedimento é realizado através da própria uretra, melhorando os sintomas urinários. 


- Ressecção endoscópica de próstata: tratamento de hiperplasia prostática benigna através da retirada de fragmentos da próstata, através da uretra, também, bom objetivo de melhorar o fluxo urinário.


- Ressecção endoscopica de tumor vesical: retirada de tumores de bexiga através da uretra, com objetivo de tratamento inicial de câncer de bexiga. 


- Cistolitotripsia: retirada de cálculos no interior da bexiga Nesse caso utiliza o laser para fragmentar os cálculos.

- Ureterolitotripsia: retirada de cálculo no interior do ureter (canal que comunica o rim com a bexiga), geralmente indicado para pacientes com quadro de cólica renal. Também utiliza ferramentas para fragmentação dos cálculos (laser ou balístico). Existem dois subtipos de aparelhos para realização desse procedimento: rígido (utilizado para cálculos ureter médio e distal) e flexível (utilizado para cálculos de ureter proximal até rim). 


- Nefrolitotripsia percutânea: tratamento cirúrgicos de cálculos renais, geralmente volumosos, através de uma incisão de aproximadamente 1 a 2cm na pele, com acesso de uma câmera no interior do rim para retirada dos cálculos. Geralmente há necessidade de fragmentação dos cálculos, também podendo utilizar aparelho do laser ou balístico/ultrassônico. 

Uro-oncologia

 

A Uro-oncologia é a área da urologia que é responsável pelo tratamento dos tumores relacionados aos rins, bexiga, próstata, testiculos e adrenais.  Uma área ampla com várias opções de tratamentos cirúrgicos, tanto por via convencional (técnica aberta) quanto laparoscópica (câmeras).

 

Neoplasia de rim: nefrectomia radical (retirada total do rim),
Neoplasia de rim: nefrectomía parcial (retirada apenas da região acometida pelo tumor).
Neoplasia de próstata: prostatectomia radical. 
Neoplasia de bexiga: ressecção endoscópica de tumor vesical ou cistectomia. 
Neoplasia testicular: orquiectomia via inguinal. 

Urologia Geral

- Vasectomia: cirurgia para esterilização masculina. 
- Reversão vasectomia: cirurgia de recanalização dos ductos deferentes para transporte dos espermatozóides. 
- Hiperplasia prostática benigna: ressecção endoscópica de próstata, prostatectomia transvesical. 
- Correção cirúrgica de hidrocele.
- Correção cirúrgica de varicocele.

Uro-ginecologia

 

Essa área é responsável por avaliar trato urinário inferior em mulheres (bexiga, uretra), incluído o contexto dos demais órgãos pélvicos (útero, ovários, assoalho pélvico). Além de tratamento clínico de distúrbios miccionais e dor pélvica crônica , existem doenças que necessitam de tratamento cirúrgico: 


- Correção cirúrgica de incontinência urinária via vaginal (sling)
- Correção cirúrgica de prolapsos genitais (cistocele, retocele, uterocele)

Uro-pediatria

 

Crianças também podem consultar com o Urologista. Essa área avalia alterações genitais e sistema urinário relacionado as malformações congênitas (desde o nascimento). Principais cirurgias realizadas são postectomia (cirurgia de fimose na criança) e orquidopexia (quando a criança nasce com testículo fora da bolsa testicular e necessita de cirurgia para colocação no local anatômico correto). 

C-01.png
C-01.png
05 - Quem somos-01.jpg

MODALIDADES
CIRÚRGICAS
ATUAIS 

Videolaparoscopia: 

A videolaparoscopia é o meio de realização de procedimentos cirúrgicos, no caso da urologia, dentro da cavidade abdominal ou pélvica, através de incisões milimétricas, onde são introduzidos materiais para realização da cirurgia proposta, sob ampliação de uma câmera. Essa modalidade facilita menores incisões, ou seja cicatrizes, além de melhor recuperação pós-operatória, principalmente relacionado a menores taxas de dores, menor tempo de internação hospitalar e retorno precoce as atividades cotidianas. Cirurgias relacionado a câncer de rim, glândula suprarrenal , próstata de bexiga e reconstrução do ureter, em casos de obstrução ou fistulas , podem ser realizadas através dessa técnica, considerando a singularidade de cada caso. 

 

Cirurgia Robótica:
Ainda mais recente, o uso da cirurgia robótica tem se tornando uma alternativa também para realização dos procedimentos cirúrgicos na Urologia. A partir de 2000, surgiu o sistema de cirurgia Da Vinci,  em que através de braços robóticos e um centro de comando que é executado pelo cirurgião, cirurgias anteriormente convencionais passaram a ser executadas por braços mecânicos.  Por mais que existe a impressão que o robô faria tudo sozinho, isso não é verídico. Qualquer movimento que os braços do robô executa, é realizado pelo cirurgião treinado nessa técnica. Diminuição de sangramentos, dores  pós operatórias, recuperação mais rápida e também diminuição tempo de internação hospitalar são as vantagens relacionadas a essa tecnologia. Existem aproximadamente 55 unidades de sistemas robóticos instalados no Brasil, todavia ainda é uma opção cirúrgica com altos custos para execução, bem como treinamento dos cirurgiões através de uma certificação internacional. 

 

Exames

EXAMES

- Uretrocistoscopia/Ureteroscopia: exame diagnóstico de doenças relacionadas a uretra, bexiga e ureteres. Exame indicado para avaliação direta dessas regiões. Contamos com o Cistoscópio Flexível digital para melhor precisão diagnóstica e comodidade do paciente. 


- Estudo Urodinâmico: exame realizado através de uma maquina em que avalia funcionamento do trato urinário inferior (bexiga e uretra). Avalia distúrbios do funcionamento e alterações da micção. Indicado para pacientes com perda urinária (incontinência urinaria), diminuição jato urinário por hiperplasia prostática benigna e até mesmo avaliação bexiga neurogênica.


- Urofluxometria livre: avaliação do ato de urinar em uma máquina, com objetivo de tentar traduzir a dificuldade urinária do paciente.

- Biópsia de próstata guiada por ultrassom transretal

05 - Quem somos-01.jpg

A CLÍNICA CLIVATTI

Clivatti União da Vitória

Rua Cruz Machado, 468 - Centro (42) 99123-8853

Horário:

Quinta a Sexta

8:00 - 18:00

Horário:

Segunda a Sexta

8:00 - 18:00

Clivatti Caçador

Rua Emila Gioppo Brasil, 351 - Gioppo, Caçador-SC 

 (49) 99152 -0260

bh-01.png

CONTATO

Obrigado pelo envio!

bottom of page